O Governo Federal liberou o chamado saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos trabalhadores. A modalidade permite que o trabalhador possa resgatar anualmente um percentual do saldo do Fundo, acrescido de uma única parcela fixa.
Para receber o benefício é necessário optar pela modalidade, que pode ser realizada pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa, Internet Banking Caixa ou nas agências. De acordo com a Caixa, a migração para a modalidade Saque-Aniversário não é obrigatória. O trabalhador que não fizer a adesão permanecerá na regra do Saque-Rescisão.
Os valores correspondentes ao saque-aniversário ficam disponíveis para resgate até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. A cota disponível para saque é com base no valor total da conta do FGTS, e quanto maior o valor disponível, menor será a quantia retirada.
O trabalhador pode acessar o aplicativo do FGTS e consultar os valores disponíveis para saque. Então, ele indica uma conta na Caixa ou em qualquer instituição bancária para receber os valores e o valor estará disponível na conta indicada após 5 dias úteis.